O presidente do Observatório Social de Uberlândia, Vladimir Rodrigues de Queiroz, recebe a placa do diretor-executivo da Transparência Brasil, Manoel Galdino.
No último dia 11 de junho, o presidente do Observatório Social de Uberlândia, Vladimir Rodrigues de Queiroz, participou em São Paulo da solenidade de encerramento do projeto Obra Transparente, ocasião em que a organização Transparência Brasil entregou ao representante o certificado do VII Prêmio República de Valorização do Ministério Público Federal (MPF).
A premiação, realizada pela Associação Nacional dos Procuradores da República, tem como objetivo reconhecer iniciativas quem promovam a justiça e a democracia no país.
Alinhado com esses propósitos, o Observatório Social do Brasil – Uberlândia/Observatório Social de Uberlândia conquistou o segundo lugar na categoria Responsabilidade Social com a iniciativa “Ampliando a Transparência e a Accountability na Educação”, por meio do projeto Obra Transparente, uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Transparência Brasil em parceria com o Observatório Social do Brasil (OSB).
O projeto, que existe desde 2017, já acompanhou 135 obras e capacitou voluntários de 21 observatórios sociais locais em municípios das regiões sul e sudeste, fortalecendo o controle social de obras públicas por meio de capacitações técnicas, monitoramento de editais, contratos e andamento de obras.
“Em Uberlândia, a proposta inicial era monitorar a construção de 21 escolas da educação infantil financiadas pelo Governo Federal, porém 19 foram canceladas, somente 1 saiu do papel e estamos trabalhando para a construção da última escola relativa ao convênio”, afirmou o presidente Vladimir.
Como forma de pressionar o poder público e incentivar a transparência nesses processos, os resultados foram encaminhados para o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Câmara dos Deputados, Senado Federal e imprensa.
Esse reconhecimento representa a valorização do trabalho e do compromisso assumido por nossos voluntários. Que essa corrente de cidadania possa se expandir e concretizar políticas públicas sérias e consistentes para melhorar a qualidade da educação no Brasil.
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